quinta-feira, 6 de agosto de 2009

1.5 FICHAMENTO

A construção de conhecimento em informática na educação pode ser concebida como um “elemento novo” no processo de aprendizagem do professor e do aluno, embasado nessa idéia nos da escola Maria Auxiliadora vem trabalhando com vários projetos como Fanfarra, laboratório do Informática entre outros.

O computador ao mesmo tempo em que promete novas possibilidades para a educação e a utilização de novas tecnologias no ensino exige do professor dominar as funções básicas da microinformática, planejar e organizar aulas utilizando recursos da informática e realizar a transposição didática dos conteúdos a serem ensinados por meio do computador.

Como experiência podemos citar o projeto desenvolvido nas 2ªas séries “ Brincando com Software Educativos”,teve como duração 8 meses, e onde foi trabalhado a coordenação motora através do computador (jogos), leitura ( sites de contos de fadas), cada sala tinha ( 17 alunos) eram 3 salas. Além de trabalhar com pesquisa na Internet ( assuntos: festas junina, folclore, meio ambiente, e algumas datas comemorativas) , foi muito valido trabalhar os projetos, segundo os professores, não obtiveram 100% de aproveitamento, mas foi estimulante o resultado obtido.

Com base nas idéias apresentadas partimos do princípio que as formas como os professores irão se relacionar com o computador dependerá também de sua história individual, dos saberes construído, do contexto em que está inserido, da forma como se relaciona com os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário