segunda-feira, 31 de agosto de 2009
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
ATIVIDADE 2.11
ATIVIDADE 2.10
ATIVIDADE 2.6
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
Público alvo: III Fase do I Ciclo
OBJETIVOS:
... Levar os a entender o que é Link e o seu uso;
... Reconhecer a estrutura textual de uma lenda;
... Pesquisar na internet o texto “UMA FESTANÇA NA FLORESTA” (Clarice Lispector);
... Colar o texto no Word para linkar palavras que foram selecionadas previamente pelo professor;
... Realizar com os alunos a dinâmica “Festa dos Bichos”.
... Colocar os alunos em circulo, pedir que fechem os olhos e concentrem. O professor realizará a leitura do texto “Uma Festança na Floresta”, se possível colocar uma música orquestrada de fundo, (sugestão: sons da natureza).
ATIVIDADES:
... Pesquisar e colar o texto no Word;
... Linkar e a procurar as informações das palavras sublinhadas;
... Criar e salvar na própria pasta.
RECURSOS UTILIZADOS:
... Internet – pesquisa no google;
... Word;
... Aparelho de som.
COMPETÊNCIAS:
... Os alunos já têm habilidades em algumas noções de pesquisa na internet;
... Dar oportunidades para abrir novas habilidades para estender o campo de pesquisa.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será diretamente realizada no momento das atividades envolvidas no computador, avaliando a individualidade de cada um diante do computador.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Cometário do Vídeo
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
1.5 FICHAMENTO
A construção de conhecimento em informática na educação pode ser concebida como um “elemento novo” no processo de aprendizagem do professor e do aluno, embasado nessa idéia nos da escola Maria Auxiliadora vem trabalhando com vários projetos como Fanfarra, laboratório do Informática entre outros.
O computador ao mesmo tempo em que promete novas possibilidades para a educação e a utilização de novas tecnologias no ensino exige do professor dominar as funções básicas da microinformática, planejar e organizar aulas utilizando recursos da informática e realizar a transposição didática dos conteúdos a serem ensinados por meio do computador.
Como experiência podemos citar o projeto desenvolvido nas 2ªas séries “ Brincando com Software Educativos”,teve como duração 8 meses, e onde foi trabalhado a coordenação motora através do computador (jogos), leitura ( sites de contos de fadas), cada sala tinha ( 17 alunos) eram 3 salas. Além de trabalhar com pesquisa na Internet ( assuntos: festas junina, folclore, meio ambiente, e algumas datas comemorativas) , foi muito valido trabalhar os projetos, segundo os professores, não obtiveram 100% de aproveitamento, mas foi estimulante o resultado obtido.
Com base nas idéias apresentadas partimos do princípio que as formas como os professores irão se relacionar com o computador dependerá também de sua história individual, dos saberes construído, do contexto em que está inserido, da forma como se relaciona com os alunos.
ATIVIDADE 1.3
POSTURA DA ESCOLA
Na concepção de Ladislau, nós professores, estamos tendo grande dificuldade em ter acesso ou de assimilar esses novos conhecimentos que chegam rapidamente. Isso leva a uma visão de que não devemos só nos preocuparmos com a mudança no currículo escolar e sim repensar a escola e a educação brasileira no sentido mais amplo. A visão geral é que precisamos de escolas menos lecionadora e sim organizadora de conhecimentos. Ao trabalharmos em sala de aula, temos que ter a sensibilidade de discernir o que é importante aos nossos alunos naquele momento e fazer com que eles explorem as possibilidades disponíveis, a fim de ampliar a sua maneira de ver determinado assunto ou conteúdo e precisamos cada vez mais refletir sobre nossas práticas, centralizar nossas metologias na educação e no trabalho facilitando a aprendizagem de nossos alunos evitando perpetuarmos as metodologias que os levem ao fracasso escolar e ao atraso na evolução tecnológica