domingo, 18 de outubro de 2009
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Atividade 4.6/B
Foi muito pertinente abordar sobre a gripe suína, por estar na mídia e todos com um sentimento de medo, pavor de uma pandemia, vai servir de tranqüilizador, na sala de aula poderemos informar e também sossegar os alunos para que eles possam levar as informações aos familiares.
Uma das atitudes e procedimentos mobilizados e aprendidos pelos alunos foi as relações que os alunos fizeram entre doença e contaminação. No caso da gripe A, evitar o contato com pessoas infectadas e lavar bem as mãos são boas maneiras de escapar da doença. Ao espirrar ou tossir, uma pessoa espalha no ambiente milhar de gotículas de saliva e cada uma delas pode conter muitos vírus Influenza, causadores da gripe. Algumas dessas gotículas podem contaminar uma pessoa saudável ao serem levadas pelo ar para as vias respiratórias. Caso considere importante, construa com os alunos pequenos cartazes para socializar e divulgar com os demais alunos da escola os conhecimentos trabalhados nesta aula como: o que são doenças contagiosas, as formas de contágio e como se prevenir.
Alem dos recursos que foram utilizados (PC – Power Point, data show). Surgiu por parte dos alunos a confecção de panfletos individual ou em dupla para serem distribuídos na comunidade e na própria escola. Avalie os panfletos. No material confeccionado pelos alunos foi importante que apareçam os conteúdos trabalhados nas aulas.
• Qual é o significado do termo "gripe suína” e o histórico da doença no Brasil e no mundo?
• Qual é a forma de transmissão?
• Quais são os principais sintomas indicativos de que a pessoa está com a gripe Influenza A?
• Quais são as principais ações que devem ser tomadas para se evitar a doença?
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Atividade 4.3
Hoje, utilizando o computador com as crianças, que apresentam dificuldades de aprendizagem, sei que me sentia como elas se sentem diante das letras e da leitura. Com medo de errar, com medo de não conseguir, precisando da ajuda de alguém, precisando do olhar, da aprovação do outro para aprender.
Ela precisa entender o que está fazendo, onde errou, pensar sobre o seu erro e ter a oportunidade de acertar, experimentar até entender o processo, descobrir a mágica da leitura e de escrita, como eu descobri a mágica do computador e a alegria de não ter medo do computador!!!!
Assim, as atividades propostas aos alunos também servirão para reflexão, para que se tornem cidadãos responsáveis pelos seus atos e conscientes para que tenhamos um mundo mais belo e possamos vir a desfrutar e ter um futuro melhor.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
unidade 4.4
Componentes: Tatiana Carvalho Silva
Neide Melo Alves
Iria Néia Eberhardt
Miriam Gomes Rezende Farias
Mariney Alves dos Santos Fraga
Atividade 4.4 – Uso de tecnologias no currículo
Após o debate decidimos relatar a seguinte experiência que foi trabalhada com os alunos do 9º ano, onde cada aluno escolheu um conto para recontá-lo, após a escolha os alunos começaram a escrever o seu próprio conto no Power Point e recursos da internet, as disciplinas envolvidas foram Português e Literatura ( foi trabalhado os diversos gêneros literários antes e também os principais autores da literatura Juvenil) onde utilizaram todos os recursos oferecidos pelo programa. O tempo de duração foi de 3 meses, pois os alunos só tinham uma aula por semana no laboratório. Essa atividade tinha como objetivo trabalhar produção de texto, a ortografia e também conhecer o gênero literário (conto de fadas ) e alguns dos mais importantes autores desse tipo literário. No final do trabalho eles montaram um livro no Power Point que foi salvo em CD e foram apresentados aos outros alunos no data show.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Atividade 3.8
Atividade foi aplicada na turma do 1º ano do ensino fundamental, no total havia 25 alunos. A atividade foi desenvolvida no salão da Escola Estadual Maria Auxiliadora no período vespertino. Foi utilizado o datashow para execução da atividade relacionada ao meio ambiente (atividade 3.7 ), os alunos ficaram entusiasmados por ser uma aula diferente e atrativa. Em relação ao conteúdo foi bem aceito e debatido por se tratar de uma situação que estamos vivenciando na atual realidade mundial, alem do fato de que tal assunto esta na mídia e também existem varias campanhas. Após o termino da apresentação no salão os alunos foram para o laboratório e puderam brincar num jogo na internet, cujo nome era “A Casa Eficiente”, que tratava dos cuidados que precisamos ter dentro de nossa casa para não consumir muita energia elétrica, não desperdiçar água e separar o lixo corretamente, preservando assim, de uma forma simples e segura, o nosso Meio Ambiente.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
terça-feira, 8 de setembro de 2009
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
ATIVIDADE 2.11
ATIVIDADE 2.10
ATIVIDADE 2.6
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
Público alvo: III Fase do I Ciclo
OBJETIVOS:
... Levar os a entender o que é Link e o seu uso;
... Reconhecer a estrutura textual de uma lenda;
... Pesquisar na internet o texto “UMA FESTANÇA NA FLORESTA” (Clarice Lispector);
... Colar o texto no Word para linkar palavras que foram selecionadas previamente pelo professor;
... Realizar com os alunos a dinâmica “Festa dos Bichos”.
... Colocar os alunos em circulo, pedir que fechem os olhos e concentrem. O professor realizará a leitura do texto “Uma Festança na Floresta”, se possível colocar uma música orquestrada de fundo, (sugestão: sons da natureza).
ATIVIDADES:
... Pesquisar e colar o texto no Word;
... Linkar e a procurar as informações das palavras sublinhadas;
... Criar e salvar na própria pasta.
RECURSOS UTILIZADOS:
... Internet – pesquisa no google;
... Word;
... Aparelho de som.
COMPETÊNCIAS:
... Os alunos já têm habilidades em algumas noções de pesquisa na internet;
... Dar oportunidades para abrir novas habilidades para estender o campo de pesquisa.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será diretamente realizada no momento das atividades envolvidas no computador, avaliando a individualidade de cada um diante do computador.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Cometário do Vídeo
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
1.5 FICHAMENTO
A construção de conhecimento em informática na educação pode ser concebida como um “elemento novo” no processo de aprendizagem do professor e do aluno, embasado nessa idéia nos da escola Maria Auxiliadora vem trabalhando com vários projetos como Fanfarra, laboratório do Informática entre outros.
O computador ao mesmo tempo em que promete novas possibilidades para a educação e a utilização de novas tecnologias no ensino exige do professor dominar as funções básicas da microinformática, planejar e organizar aulas utilizando recursos da informática e realizar a transposição didática dos conteúdos a serem ensinados por meio do computador.
Como experiência podemos citar o projeto desenvolvido nas 2ªas séries “ Brincando com Software Educativos”,teve como duração 8 meses, e onde foi trabalhado a coordenação motora através do computador (jogos), leitura ( sites de contos de fadas), cada sala tinha ( 17 alunos) eram 3 salas. Além de trabalhar com pesquisa na Internet ( assuntos: festas junina, folclore, meio ambiente, e algumas datas comemorativas) , foi muito valido trabalhar os projetos, segundo os professores, não obtiveram 100% de aproveitamento, mas foi estimulante o resultado obtido.
Com base nas idéias apresentadas partimos do princípio que as formas como os professores irão se relacionar com o computador dependerá também de sua história individual, dos saberes construído, do contexto em que está inserido, da forma como se relaciona com os alunos.
ATIVIDADE 1.3
POSTURA DA ESCOLA
Na concepção de Ladislau, nós professores, estamos tendo grande dificuldade em ter acesso ou de assimilar esses novos conhecimentos que chegam rapidamente. Isso leva a uma visão de que não devemos só nos preocuparmos com a mudança no currículo escolar e sim repensar a escola e a educação brasileira no sentido mais amplo. A visão geral é que precisamos de escolas menos lecionadora e sim organizadora de conhecimentos. Ao trabalharmos em sala de aula, temos que ter a sensibilidade de discernir o que é importante aos nossos alunos naquele momento e fazer com que eles explorem as possibilidades disponíveis, a fim de ampliar a sua maneira de ver determinado assunto ou conteúdo e precisamos cada vez mais refletir sobre nossas práticas, centralizar nossas metologias na educação e no trabalho facilitando a aprendizagem de nossos alunos evitando perpetuarmos as metodologias que os levem ao fracasso escolar e ao atraso na evolução tecnológica